Esfihas

A ideia para fazer as esfihas surgiu quando comprei 2 maços lindos de escarola, através do site que comentei neste post. Às vezes, na preguiça, pedimos tele entrega de comida árabe e sempre incluo uma esfiha cujo recheio eu adoro, com escarola e uvas passas. É, pode não parecer muito atraente, mas adoro aquele gostinho da escarola refogada com o docinho das passas… Então decidi que, com os maços que tinha na geladeira, faria recheio para esfihas.

Já fazia um bom tempo que não as preparava, a última vez que consigo me lembrar foi quando ainda morávamos na Itália, há uns 3 anos atrás. Naquela ocasião achei uma receita de massa de esfiha com iogurte fuxicando pela internet, mas não guardei a receita. Como não queria arriscar, pedi a receita de esfiha da minha mãe, que costumava fazer pra gente ( e eu adorava levar de lanche para a escola! ).

E como eu adoro legumes e verduras, mas também amo uma carne vermelha, preparei também um recheio de carne moída.

Para os recheios:

  • 500g de patinho moído
  • suco de 1 limão
  • 1/2 cebola picada (usei a roxa)
  • 1 tomate pequeno picado
  • 1 punhado de salsinha picada
  • 1 dente de alho ralado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 maços de escarola, folhas lavadas e cortadas em tiras
  • 1 punhado de uvas passas brancas sem sementes
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 pote de requeijão

Para o recheio de carne, misture todos os ingredientes em uma tigela: a carne, o suco de limão, a cebola, o tomate, a salsinha, o alho, sal e pimenta. Misture bem. Coloque o recheio sobre uma peneira para que escorra todo o líquido.

Para a escarola, aqueça uma frigideira grande e coloque um fio de azeite. Refogue o alho e acrescente a escarola. Refogue até que solte toda a água. Ajuste o sal. Quando secar a água, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque as passas de molho em 1/2 xícara de água morna, para hidratar um pouco.

Para a massa da esfiha:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 500 ml de leite morno
  • 3 tabletes de fermento biológico fresco
  • 1 xícara de óleo (usei óleo de canola)
  • 3 colheres de sopa (rasas) de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente ou levemente amolecida no microondas
Em uma bacia ou tigela grande, coloque o fermento despedaçado e o açúcar. Mexa até ficar líquido. Adicione o leite e a manteiga, misture. Adicione o óleo e o sal. Mexa bem e vá adicionando a farinha enquanto mistura. Talvez você não precise usar toda a quantidade indicada para dar o ponto na massa. Comece a misturar com as mãos quando não conseguir mais com a colher ou espátula, e então sove a massa até que se torne lisa e elástica . A massa tem que ficar ligeiramente mole, quase grudando nos dedos. Cubra com um pano limpo e deixe crescer, até dobrar de volume.
Esfiha1
Depois do tempo de descanso, pegue porções da massa e vá abrindo com um rolo até ficar fina (meio centímetro de espessura). Corte círculos do tamanho que pretende para suas esfihas (eu usei a borda de uma tigela, de uns 15 centímetros de diâmetro) e abra ainda mais com a ajuda dos dedos. Coloque porções do recheio no meio de cada círculo. Para as esfihas de carne, coloquei 2 colheres bem cheias do recheio. Para as esfihas de escarola, coloquei 2 colheres de escarola refogada, algumas passas e uma colherada de requeijão por cima. As esfihas podem ser feitas em vários formatos e podem ser abertas ou fechadas. Desta vez fiz as minhas abertas, fechando somente as bordas:
Esfiha2
Esfiha3
Pré-aqueça o forno a 250 graus. É importante que esteja bem quente na hora de colocar as esfihas para assar, caso contrário a massa ficará muito seca. Coloque as esfihas em uma assadeira (não precisa untar, basta polvilhar semolina ou fubá), com uma distância de 5 cm entre elas. Caso queira uma massa mais brilhosa e dourada, pincele gema de ovo. Asse por aproximadamente 20 minutos ou até que suas bordas estejam douradas.
Esta receita rende pra caramba, fiz umas 20 e ainda sobrou massa! Então se você não tem muita gente em casa e não quer ficar 3 dias só comendo esfiha, faça metade da receita.
Não esqueça de servir as esfihas com fatias de limão! Ah, e desculpem a qualidade das fotos, mas minha câmera simplezinha não gosta muito de fotos noturnas…
Esfiha4
Esfiha5
This entry was posted in Receitas de Família, Salgados by Fabiana. Bookmark the permalink.

About Fabiana

O blog é uma homenagem às mulheres da minha família que me transmitiram todo o amor que tenho por cozinhar: minha avó materna, que vive usando a expressão "Tu Nonna in Carriola"; minha mãe, a melhor cozinheira de todos os tempos; e minha bisavó, que viveu felizes 106 anos e me presenteou com um tesouro - um livro de receitas que pertenceu à minha tataravó.

Comentar este post